Você quer dinheiro? e o melhor em casa, navegando......huuuummmmmmmmm

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Egito abre passagem para navios de guerra do Irã

Israel vê "provocação" no envio de embarcações para o mar Mediterrâneo
 com agências internacionais
NasaNasa
Imagem da Estação Espacial Internacional mostra a entrada do canal de Suez em Porto Said, no Mediterrâneo

Publicidade
O Egito autorizou nesta sexta-feira dois navios de guerra iranianos a atravessar o canal de Suez, que liga o mar Vermelho ao mar Mediterrâneo, relatou a agência de notícias oficial egípcia Mena. A TV estatal também divulgou a informação, sem citar fontes.
Com isso, será a primeira vez que esse tipo de embarcação do Irã atravessa o canal desde 1979, ano em que a Revolução Islâmica derrubou o xá Reza Pahlevi e assumiu o poder.
O chanceler de Israel, Avigdor Lieberman, afirmou esta semana que a travessia dos navios de guerra iranianos pelo estreito de Suez seria uma "provocação".
Os dois navios se dirigem para a Síria - que, assim como o Irã, é um inimigo declarado de Israel na região. Além disso, a Síria é uma aliada do grupo islâmico Hezbollah. Esse grupo xiita ameaçou nesta semana invadir a Galileia, no norte de Israel, caso o governo israelense decidisse atacar o Líbano, algo sinalizado pelo ministro da Defesa, Ehud Barak.
Uma fonte do Exército havia afirmado anteriormente que o Ministério da Defesa estava estudando a solicitação dos iranianos de permitir que dois navios da Marinha cruzassem a estratégica passagem marítima.
Para atravessar o canal, os navios de guerra precisam da aprovação dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores do Egito.
O Irã havia informado nesta sexta-feira que os dois navios -- uma fragata e um navio com suprimentos -- planejavam cruzar o canal.

Navios não carregam material nuclear
O escritório de interesses do Irã no Cairo tinha solicitou ao Ministério das Relações Exteriores egípcio uma autorização para a passagem dos dois navios por essa via marítima.
Segundo fontes do Ministério da Defesa egípcio citadas pela agência Mena, "a solicitação iraniana indica que os dois navios não transportam material nuclear ou químico".
Nesta quinta-feira, um alto comando da Marinha do Irã, citado sem ser identificado pelo site da iraniana PressTV, ressaltou que as duas fragatas que se dirigem ao Mar Mediterrâneo cruzarão o Canal de Suez, já que as autoridades egípcias não colocam impedimentos.
Segundo a fonte, os dois navios navegavam rumo a Suez e os oficiais iranianos já haviam entrado em contato com as autoridades egípcias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário