
África está se dividindo em duas, dizem cientistas
Pesquisadores britânicos afirmam que o continente africano poderá se dividir em dois por conta de mudanças geológicas que ocorrem na região de Afar, na Etiópia. O processo começou em 2005, após a erupção do vulcão Dabbahu, que abriu uma fenda no solo. A depressão, apesar de não ter água, está localizada abaixo do nível do mar, o que poderá levar ao surgimento de umnovooceano.
"O oceano está separado por apenas uma faixa de 20 metros de terra do território da Eritréia", afirmou o sismólogo James Hammond em entrevista à rede britânica BBC. "Então essa terra cederá eventualmente, o mar entrará e começará a criar esse novo oceano", disse o cientista.
Segundo os pesquisadores, o processo acabará dividindo a África, transformando parte da Etiópia e da Somália em uma grande ilha no Oceano Índico. Embora o processo possa levar milhões de anos para ser concluído, os cientistas dizem estar presenciando um fenômeno raríssimo. Um monitoramento em um período de apenas dez dias verificou a expansão da fenda em oito metros, segundo a BBC.
Fonte: Exame.com
Repssada pelo GRUPO MORTIMER
Repssada pelo GRUPO MORTIMER
Nenhum comentário:
Postar um comentário